Áudio de uma torre de controle de tráfego aéreo no Aeroporto Northeast Philadelphia revela os momentos horríveis antes de um avião-ambulância médica cair na Filadélfia na sexta-feira à noite enquanto transportava um paciente pediátrico. A reportagem é da FOX NEWS.
O áudio, obtido pela Fox News Digital, foi gravado momentos antes do avião decolar. Os operadores podem ser ouvidos falando enquanto tentavam desesperadamente fazer contato com o Learjet 55 antes que ele caísse.
“O que está acontecendo lá embaixo?”, pode-se ouvir um controlador de tráfego aéreo dizendo.
“Temos uma aeronave perdida. Não temos certeza do que aconteceu. Então, estamos tentando descobrir”, responde outro controlador de tráfego aéreo. “O campo será fechado, então não haverá voos de entrada e saída.”
A Jet Rescue Air Ambulance, empresa que opera o avião, disse que a aeronave era um Learjet 55 e que decolava do Aeroporto Nordeste da Filadélfia por volta das 18h30.
A empresa disse que havia quatro tripulantes e dois passageiros no avião no momento – um piloto, um copiloto, um médico, um paramédico, uma paciente pediátrica e sua mãe. Todos eram cidadãos mexicanos .
A Administração Federal de Aviação confirmou que havia seis pessoas no avião. A agência disse que o avião estava indo para o Aeroporto Nacional de Springfield-Branson, no Missouri.
O porta-voz da Air Ambulance, Shai Gold, disse à Fox News Digital que a paciente era uma cidadã mexicana que estava nos EUA para tratamento médico que lhe salvaria a vida. No final do tratamento, ela foi liberada para ir para casa.
John Anderson, um piloto aposentado da Filadélfia, disse à Fox News Digital que, com base no vídeo do acidente e na maneira como a aeronave atingiu o solo, a causa provável foi um estol na decolagem.
“O avião estava fora do controle da tripulação. Não era um voo controlado em direção ao solo (CFIT). Pode ter sido um mau funcionamento mecânico do estabilizador, elevador, compensação ou até mesmo um deslocamento de carga para trás dentro da cabine”, disse Anderson.
Ele ainda especulou que se “fosse um voo médico com uma maca a bordo e a maca não estivesse devidamente presa, ela poderia ter rolado para trás”.
“Isso faria o nariz levantar e estolar a asa. Nesse caso, o nariz cairá com o ângulo no vídeo”, disse ele. “Como foi logo após a decolagem e a subida inicial, eu diria que provavelmente foi um estol de oscilação. Pode haver uma série de fatores que causariam um estol. Pode ter sido um trim descontrolado, estabilizador com defeito.”
O desastre de sexta-feira à noite ocorreu apenas 48 horas após uma colisão mortal entre um voo da American Airlines e um helicóptero do Exército perto do Aeroporto Nacional Reagan, que resultou na morte de 67 pessoas.
Jenny DeHuff e Alexandra Koch, da Fox News Digital, contribuíram para esta reportagem.