A Bodega Trivento comemora mais um ano como a marca argentina de vinhos mais vendida mundialmente, conforme anunciado pelo relatório de 2023 da IWSR Drinks Analysis Ltd. Este é o quarto ano consecutivo em que a marca que faz parte do grupo Viña Concha y Toro se destaca globalmente em valor de vendas. No Brasil, é a segunda marca argentina de vinhos em vendas, com crescimento de 48% em valor e 60% em volume no primeiro semestre de 2024.
As vendas ultrapassam as fronteiras de Mendoza, com aumento significativo nas vendas nos Estados Unidos, México, Reino Unido e Brasil.
A estratégia comercial da Trivento incluiu a introdução de vinhos premium e de luxo, expandindo sua presença em mais de 60 mercados. O Trivento Reserve Malbec, por exemplo, é o vinho tinto mais vendido no Reino Unido e está entre os principais rótulos de malbec nos Estados Unidos e México.
O mercado brasileiro também possui força para a marca. No primeiro semestre de 2024, a marca obteve aumento de 48% no acumulado e, em volume de vendas, cresceu 60%. Na variedade de vinhos, o Malbec Branco, primeiro malbec vinificado em branco do mundo, representa 72% mais em valor composto anual (CAGR) e 75% de aumento em volume.
O Trivento White Malbec lidera as vendas de vinhos brancos argentinos no Brasil. Em 2023, a Trivento vendeu 38% mais de caixas (44.728) e garrafas (536.736) no Brasil, sendo que o Tinto aumentou em 48% seu valor composto anual (CAGR) e 58% e o Rosé 84% e 102%, respectivamente.
“A uva malbec é a favorita do brasileiro, e a Argentina produz 85% de todo o Malbec consumido no mundo. São bebidas de alta qualidade e com bom custo-benefício, já que não há imposto de importação para vinhos argentinos”, diz Marcos Jofré, CEO da Trivento.
A uva malbec harmoniza com pratos bem populares no Brasil, como churrasco, massas com molho vermelho, receitas com vegetais e pizza calabresa.
Dados da Nielsen mostram que os vinhos argentinos cresceram 17% em valor e 16,9% em volume de garrafas no Brasil, enquanto os importados do Chile ampliaram 3,2% e 4,9%, respectivamente.