Em 20 de maio de 2024, por volta das 21h, a massoterapeuta e jornalista amazonense Maria Graciete Alves da Silva, conhecida como Grazi Masso, sofreu um grave acidente de trânsito na Alameda Rio Negro, no bairro Alphaville, em Barueri (SP). Ela estava na garupa de uma motocicleta quando foi atingida por um veículo de luxo envolvido em uma corrida ilegal entre dois carros. A colisão fez com que a perna esquerda de Grazi fosse amputada instantaneamente no momento do acidente.
O caso completa um ano nesta terça-feira (20), sem que tenha havido qualquer reparação ou apoio financeiro por parte dos motoristas envolvidos. Também não houve, até o momento, responsabilização judicial de todos os suspeitos. “O sentimento é de injustiça, porque está completando um ano. Nem acredito. Passou muito rápido. Passou um ano e nada aconteceu no processo. Nem na justiça. Um dos caras que estava apostando racha lá na Alameda Rio Negro não foi incluído no inquérito. Com isso, o caso está no Ministério Público, e pra mim, está parado porque nada aconteceu”, disse.
Foto: Reprodução/Internet
Segundo investigação da Polícia Civil, o acidente envolveu dois veículos de luxo: uma Mercedes-Benz GTR AMG, conduzida pelo empresário Carlos André Pedroni, que trafegava a 112 km/h, e uma Mercedes-Benz CLS 400, conduzida por Roberto Viotto, o “dentista dos famosos”, que estava a 114 km/h, conforme apontado pelos laudos periciais. Ambos os motoristas estavam acima de 40 km/h, a velocidade permitida e, de acordo com testemunhas, disputavam um racha no momento do impacto.
Carlos André Pedroni foi indiciado por três crimes: lesão corporal gravíssima, omissão de socorro e fuga do local do acidente. Já Roberto Viotto, embora também identificado dirigindo em alta velocidade, não foi incluído no inquérito. Ambos negaram participação em racha e afirmaram não ter presenciado o acidente.
Grazi, de 37 anos, precisou passar por cirurgia na perna. O condutor da motocicleta, Arlisson da Silva, teve escoriações, sendo internado temporariamente e posteriormente, liberado após recuperação.
Atualmente, Grazi reside em São Paulo e utiliza uma prótese de carbono definitiva. Segundo ela, o processo de adaptação segue com dificuldades físicas e financeiras. Agora, a vítima vive com metade de seu então salário, através de auxílio do INSS, e sem qualquer tipo de assistência dos envolvidos no caso ou de órgãos públicos. Ainda em 2024, Grazi foi presenteada com uma prótese doada pela empresa Conforpés, parceira do programa Balanço Geral da TV Record. “Essa prótese foi uma benção na minha vida. Me dá um uma liberdade incrível. Tô me adaptando novamente. Estou aprendendo a andar de novo. Claro! Tem alguns desafios, obstáculos, mas a vida não pode parar. A vida segue”, celebrou.
O processo criminal segue sob responsabilidade do Ministério Público, e ainda não houve desdobramentos judiciais significativos. Grazi e Arlisson seguem aguardando os próximos passos das autoridades.
Recomeços
Diante de 12 meses desafiadores e que mudaram completamente a visão de mundo de Grazi, a profissional encontrou na literatura uma forma de se expressar e de contribuir com a vida de outras pessoas por meio de sua própria história. Além disso, Grazi também viu no esporte uma nova oportunidade. Ela passou a praticar vôlei sentado na Associação Desportiva para Deficientes (ADD) e na Secretaria de Defesa das Pessoas com Deficiência (SDPD) da Prefeitura de Barueri.
Grazi Masso. Foto: Luiz Henrique Almeida
No próximo sábado, dia 31 de Maio, ela lançará o livro “A Vida Pode Mudar Em Quatro Segundos e Meio”, em Alphaville. A obra relata sua trajetória desde a saída do Amazonas até o período pós-acidente e é descrita como uma forma de recomeço e de incentivo a outras pessoas em situações semelhantes.
“Encontrei Deus nesse período. Ele me deu forças e me fortaleceu para chegar até aqui. Estou escrevendo esse livro para incentivar outras pessoas a não desistirem, porque não é o fim. É um fase que vai passar e sei que Deus vai me honrar depois disso. Sei que vai passar e que a justiça chegará”, relatou.
O evento será realizado das 9h às 13h, no “Sampa Coffee Station”, localizado na Alameda Rio Negro, número 500. O lançamento contará com a presença de amigos, apoiadores e parceiros da autora. Para mais informações sobre a venda dos livros físicos e da versão digital, basta acessar as redes sociais @grazimassooficial.