O modelo pedagógico diferenciado e as atividades extracurriculares que estimulam o desempenho dos alunos e a participação de pais ou responsáveis, foram algumas das ações que contribuíram para que cinco unidades dos Colégios Militares da Polícia Militar (CMPM) do Amazonas (PMAM) ficassem entre os 10 melhores no ranking de escolas do Estado, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Os CMPMs competiram com escolas públicas e particulares da rede de ensino. Dos 9 colégios, 8 estão localizadas em Manaus e uma no município de Manacapuru (a 68 quilômetros da capital amazonense). O diretor de Ensino da PMAM, coronel PM César Andrade, atribui o índice positivo ao sucesso do modelo pedagógico implantadas nas escolas.
“Cada gestor dos colégios acompanha de perto o desenvolvimento dos projetos mantidos nas unidades. São observados os perfis dos alunos, se estão com dificuldades em determinada área. Em casos de rendimento mais baixo nas notas, também são disponibilizados reforço escolar”, explica o coronel.
Comparado as unidades de ensino dos municípios do interior, o 9º Colégio Militar da Polícia Militar – CMPM IX, localizado no município de Manacapuru, ficou em 1º lugar no Ensino Médio e nos Anos Finais.
Entre as atividades desenvolvidas nos CMPMs estão: Clube de Matemática, Clube de Mídias, Clube de Leitura Feira do Conhecimento, Projeto de Robótica, equipes de Olimpíadas (Matemática, Astronomia, Raciocínio Lógico, Ciências e História) e a plataforma digital de reforço escolar. De projetos esportivos e culturais desenvolvem atividades de vôlei, futsal, projetos coreográficos, coral e banda de música. Além do Painel do Batalhão Escolar, que reconhece os alunos com os melhores desempenhos acadêmico e comportamental.
Para figurar neste painel, os alunos devem alcançar o reconhecimento Honra ao Mérito em pelo menos dois trimestres do ano anterior, e manter um comportamento exemplar. A formatura dos promovidos e legionários do Batalhão Escolar é realizada em um evento anual, com a participação dos pais e da comunidade escolar.
“Apresentamos ferramentas para sempre estimular o conhecimento dos alunos e contamos com a disciplina dentro e fora do ambiente escolar. A disciplina é um fator importante para manter o sucesso e a estabilidade do desempenho desta relação escola e aluno”, enfatizou.
Escolas em destaques
O Ideb é o principal indicador da educação básica pública e privada do Brasil e é medido em uma escala que varia de 0 a 10. No Amazonas, segundo dados da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar existem 620 escolas estaduais, incluindo capital e interior, que abrangem os Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio. Os CMPMs concorreram com as unidades estaduais, municipais e particulares.
Abaixo a posição no ranking escolar:
- Melhores escolas estaduais no Ensino Médio
1º colocado – EETI Marcantonio Vilaça II (CMPM II);
2º colocado- CMPM V – Escola Estadual Ten. Coronel Cândido José Mariano;
3º colocado – Colégio Militar da Polícia Militar I (CMPM I) – Unidade Petrópolis;
6º colocado – IV CMPM – Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga;
9º colocado – CMPM VII – Escola Estadual Profª Eliana de Freitas Morais;
12º colocado – CMPM III – Escola Estadual Prof. Waldocke Fricke de Lyra;
14º colocado – CMPM VIII – Escola Estadual Coronel Pedro Câmara;
20º colocado – CMPM VI – Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira.
- Melhores escolas estaduais no Anos Finais
1º colocado – EETI Marcantonio Vilaça II (CMPM II);
3º colocado – CMPM V – Escola Estadual Ten. Coronel Cândido José Mariano;
4º colocado – Colégio Militar da Polícia Militar I (CMPM I) – Unidade Petrópolis;
8º colocado – IV CMPM – Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga;
14º colocado – CMPM VII – Escola Estadual Profª Eliana de Freitas Morais;
19º colocado – CMPM VIII – Escola Estadual Coronel Pedro Câmara;
20º colocado – CMPM VI – Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira;
26º colocado – CMPM III – Escola Estadual Prof. Waldocke Fricke de Lyra.