Dois gatos foram encontrados mortos, com sinais de traumatismo, após serem vítimas de maus-tratos no parque da Água Branca, zona oeste de São Paulo, na sexta-feira 15.
De acordo com a Reserva Parques, gestora do Água Branca, os felinos foram encaminhados para a necrópsia, que constatou o óbito em decorrência de politraumatismo, ou seja, lesões múltiplas que ocorrem ao mesmo tempo em mais de um órgão ou sistema do corpo.
Diante da gravidade dos fatos, a concessionária abriu um boletim de ocorrência e solicitou a instauração de inquérito policial. O reforço no policiamento foi solicitado, e a Polícia Militar investiga o caso.
O grupo voluntário Cat Lovers, que atua no parque da Água Branca, fez um pronunciamento nas redes sociais sobre o caso. “Estamos profundamente entristecidos e indignados com o que aconteceu com os nossos queridos amigos Glove e Truzinho”, escreveu na legenda de uma nota de pesar.
Roberta Attili, voluntária do Cat Lovers, afirmou que elas já atuavam no local antes da concessão, e, agora, as voluntárias continuam a contribuir com o manejo dos gatos, porém o parque tem veterinário e fornece os alimentos. São cerca de 60 gatos em todo o parque, de acordo com ela.
Segundo a gestão, esta é a primeira suspeita de morte dolosa no local. Todos os animais do parque são tratados por uma equipe de biólogos, zootecnistas, médicos-veterinários e recebem cuidados diários e alimentação.
A ocorrência foi registrada no 91º Distrito Policial e encaminhada ao DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania). O representante do parque foi ouvido, e outras diligências seguem em andamento para elucidar o caso.
*Sob a supervisão de Bruno Araujo e Márcio Pinho/R7





