O 22° Ciclo de Gestão para Desempenho destaca ação das delegacias especializadas da Polícia Civil 

Os dados apresentados são analisados pelos gestores das Forças de Segurança para aplicação no desenvolvimento de boas práticas

FOTO: Carlos Soares/SSP-AM

 A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou, nesta quarta-feira (03/04), o 22º Ciclo de Gestão para Desempenho (CGD). A integração entre as Forças de Segurança durante o bimestre deste ano foi um fator que contribuiu para a queda nos crimes de homicídios, latrocínios, roubos de veículos, residências, comércios, no transporte coletivo, e furtos de veículos, que foram destacados durante o encontro.

O evento foi realizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Avenida André Araújo, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. O coordenador do Centro Integrado de Estatística da SSP-AM, tenente-coronel Rouget Britto, destacou que nesta edição, o CGD, destacou o trabalho das Delegacias Especializadas da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) realizado de forma integrada com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e o Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC).

“O tema de hoje foi sobre as delegacias especializadas e a integração com a polícia militar e, isso sempre eu falo no CGD, a importância de integrar as polícias militar e civil e a perícia técnica científica no mesmo ambiente. Para que eles tenham a consciência situacional de como estão os seus indicadores, o que pode melhorar e tomar uma melhor decisão”, disse o coordenador.

No CGD, estiveram presentes delegados da PC-AM, incluindo o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Alessandro Albino, que ressaltou o trabalho de todas as delegacias e, destacou sobre a produtividade da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV).

“Hoje, a premiação foi para as Delegacias Especializadas, encabeçada pela DERFV, que vem mostrando grande resultado aqui no Amazonas, principalmente em Manaus, com a redução drástica de três anos pra cá nos indicadores, razão pela qual ela foi premiada hoje por toda a equipe da SSP-AM. Em razão disso, nós policiais civis e todas as Forças de Segurança, conseguimos focalizar e empreender esforços naquela área de atuação onde mais estão precisando”, explicou o delegado.

Em números

O resultado desta integração reflete nas reduções alcançadas em Manaus, entre janeiro e fevereiro. Os casos de homicídios, por exemplo, caíram aproximadamente 22%; os roubos de veículos reduziram 32%; roubos aos coletivos, 21%; roubos a estabelecimentos comerciais, 26%; roubos a residências, 24%; e furtos de veículos, 8%.

“Nós fazemos o ranking de cada delegacia e, temos também, o resultado tanto da redução criminal, quanto o atingimento de metas que é o nosso Plano Estadual de Segurança que já tem uma visão para 2030, nós estamos aqui preparando o ambiente e monitorando os indicadores para que tenhamos um Amazonas cada vez mais seguro com a visão de futuro até lá”, frisou o tenente-coronel Rouget.

SSP Dados

Para que a população tenha acesso aos números apresentados no CGD e no Painel de Monitoramento, basta entrar no site www.ssp.am.gov.br e clicar na aba “SSP Dados”. No endereço eletrônico, o cidadão encontra mais de dez grupos de indicadores criminais, como: crimes contra o patrimônio, roubo, furto, homicídios, latrocínio, cibernéticos, crime contra o idoso, crime contra a mulher, entre outros.

“Além desses indicadores, que estão por município, nós temos o Painel de Monitoramento que é atualizado em 72 horas, as apreensões de drogas, apreensão de armas, a produtividade da polícia civil em inquéritos e mandados de prisão cumpridos, e também atendimento da polícia militar e do corpo de bombeiros, todos esses dados estão públicos e disponíveis para a população”, explicou Rouget.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui