A Polícia Federal (PF) abriu nove procedimentos para investigar possíveis incêndios criminosos no Amazonas. As apurações abrangem ocorrências em sete municípios: Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Manaquiri, Manaus, Iranduba e Canutama.
Segundo informações divulgadas pela PF nesta quarta-feira (21), as investigações buscam identificar as causas dos incêndios e possíveis responsáveis. Entre as medidas adotadas estão o monitoramento semanal de alertas de fogo com base em imagens de satélite e a solicitação de informações a órgãos públicos federais, estaduais e municipais.
A corporação também prevê a realização de sobrevoos em áreas de interesse investigativo para auxiliar na identificação de possíveis pontos de origem das chamas.
Inquéritos ambientais
Entre 2023 e 2026, a unidade da PF responsável pelas investigações registrou 516 inquéritos policiais relacionados a crimes ambientais, dos quais 11 tratam especificamente de incêndios.
No mesmo período, 228 pessoas foram identificadas como possíveis autoras dos fatos investigados e 113 foram indiciadas. Atualmente, 186 inquéritos policiais ambientais permanecem em andamento.
A Polícia Federal atua em cooperação com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no acompanhamento e na apuração de ocorrências relacionadas a incêndios florestais no Amazonas. O trabalho inclui troca de informações e suporte técnico para ações de fiscalização e investigação de possíveis crimes ambientais.





