“Assim como o Senado, a Câmara dos Deputados elege hoje sua nova Mesa: presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes — para mandato até fevereiro de 2027.
Até o momento, três deputados formalizaram candidatura à Presidência da Casa: Hugo Motta (Republicanos-PB), Henrique Vieira (PSol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS).
A eleição está agendada para as 16h no Plenário Ulysses Guimarães.
“Ao rejeitar questão de ordem de Eduardo Girão, que defendeu o voto aberto para a Presidência do Senado, Rodrigo Pacheco destacou que o Regimento Interno determina que a eleição da Mesa será feita por escrutínio secreto. Embora o texto constitucional não defina a modalidade de votação das Casas legislativas, isso não significa que o voto secreto foi proibido, argumentou, lembrando que o próprio Supremo Tribunal Federal já reconheceu a possibilidade de legislação infraconstitucional estabelecer casos de votação por escrutínio secreto.
— É, portanto, compatível a realização de eleição com voto secreto para as Mesas das duas Casas do Congresso Nacional — concluiu Pacheco.”
Fonte: Agência Senado
[…] “Ao vivo: acompanhe a eleição para a Presidência do Senado” […]