EUA: Haley encerra a invencibilidade de Trump com vitória nas primárias de DC

A ex-embaixadora da ONU Nikki Haley e o ex-presidente Trump (Al Drago/Bloomberg via Getty Images)

A ex-embaixadora da ONU Nikki Haley obteve sua primeira vitória na campanha das primárias de 2024, derrotando o ex-presidente Trump em Washington, DC

Haley venceu a disputa com quase 63% dos votos, de acordo com uma convocação da Associated Press sobre a disputa, cerca de 90 minutos após o fechamento das urnas no domingo. Os resultados significam que o ex-governador da Carolina do Sul sairá com 19 delegados .

As primárias de domingo tiveram uma participação menor do que em 2016. A contagem agora é de 244 para Trump e 43 para Haley.

Washington, DC , representou a melhor chance de Haley de obter uma vitória e encerrar a seqüência invicta de Trump nas primárias. Embora Trump tenha vencido o distrito em uma primária incontestada de 2020, ele terminou em um distante terceiro lugar, atrás do senador Marco Rubio, da Flórida, e do ex-governador de Ohio, John Kasich, durante as primárias de 2016. O distrito também é fortemente democrata, com o presidente Biden obtendo 92% dos votos em Washington, DC, nas eleições de 2020.

Até agora, Trump facilitou o trabalho nas primárias republicanas deste ano, obtendo vitórias em Iowa, New Hampshire, Nevada, Ilhas Virgens, Carolina do Sul e Michigan. A sequência aparentemente fácil de vitórias solidificou o status de favorito do ex-presidente na disputa, com a campanha dizendo à Fox News Digital antes dos resultados que já começou a ansiar pelas eleições gerais.

“Os eleitores republicanos proporcionaram vitórias retumbantes ao presidente Trump em todas as disputas primárias e esta corrida acabou”, disse um porta-voz da campanha. “Nosso foco agora está em Joe Biden e nas eleições gerais.”

O ex-presidente manteve a liderança antes das primárias de Washington, DC, com 10 vezes mais delegados que Haley antes de sua primeira derrota no domingo. Trump mantém sua forte liderança na semana mais importante do calendário das primárias, apesar de Haley ter conquistado 19 delegados com sua vitória na capital do país.

A ex-governadora da Carolina do Sul é a única outra candidata em campo, prometendo permanecer na disputa apesar da derrota recente em seu estado natal, a Carolina do Sul.

A campanha de Haley pretende levar o ímpeto à disputa de segunda-feira em Dakota do Norte, onde 29 delegados estão em disputa, e à Superterça desta semana, quando eleitores em 15 estados vão às urnas para determinar quem fica com uma parcela do total de 865 delegados. Haley investiu pesadamente na Super Terça; na semana passada, sua campanha anunciou uma compra de anúncios de sete dígitos em vários estados que votariam naquele dia.

O número mágico para garantir a nomeação do Partido Republicano é de 1.215 delegados, o que significa que nenhum candidato pode se tornar o suposto candidato após o término das primárias da próxima semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui