O desfile no “Espaço Modas” do maior festival de artes integradas do Norte, o “Manaus Passo a Paço 2024”, se tornou um dos grandes destaques neste primeiro dia de evento, quinta-feira, 5/9. Nesta edição, o público teve a oportunidade de conferir o trabalho de um renomado estilista especializado em peças de artesanato, o amazonense Maurício Duarte, do povo indígena kaixana, que apresentou 15 peças da sua nova coleção Piracema.
“A gente está trazendo a coleção Piracema, o Manaus Passo a Paço, vem com essa proposta de trazer a visibilidade nortista, indígena, amazonense. Hoje são 15 looks, de pessoas daqui da região que irão representar esse desfile” afirmou Maurício.
Suas criações combinam técnicas tradicionais com um olhar contemporâneo, valorizando a riqueza cultural da Amazônia. As roupas, feitas à mão, refletem a identidade, trazendo uma estética única e autêntica para a passarela. Este desfile não é apenas uma exibição de moda, mas uma verdadeira homenagem à arte e à cultura do Norte.
Ao longo das apresentações teve um desfile que concorreu a prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugar. A coordenadora do evento, Carolina de Oliveira, enfatizou a importância.
“É importantíssimo dar essa oportunidade para novos designers, pessoas que estão sonhando com uma marca, vendo seu design em uma passarela. Esse projeto eu idealizei pensando exatamente nisso, para dar oportunidade para os nossos artistas dentro da área da moda”, explicou Carolina.