A Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), acompanha a produtividade da colheita de pitaya nas propriedades agrícolas da capital. As comunidades receberam as mudas em 2023, dentro do “Manaus+Agro”, programa de incentivo ao desenvolvimento agrícola no município.
Nessa primeira etapa, mais de meia tonelada foi colhida nas comunidades agrícolas, localizadas no ramal do Rio Branquinho, no quilômetro 67, da BR – 174, onde 20 famílias trabalham o plantio, gerando mais empregos e renda na zona rural. O programa “Manaus+Agro”, iniciado em 2023, fomentou aproximadamente 60 mil mudas de pitaya.
“Tenho acompanhado todo o processo, desde o suporte técnico, passando pela capacitação dos agricultores e, agora, a fase da colheita. Estou muito satisfeito em ver que o projeto deu certo. Os agricultores acreditaram na prefeitura e estão colhendo os frutos. Sabemos que, além de impulsionar a economia local, a prefeitura contribui com a geração de mais renda e também a sustentabilidade da região”, frisou o secretário da Semacc, Wanderson Costa.
Ainda de acordo com o titular da Semacc, ao incentivar os agricultores a cultivar pitaya, o programa traz novas perspectivas para centenas de famílias. “Sabemos que a fruta possui boa adaptação devido às condições climáticas bastante favoráveis ao cultivo da pitaya, com isso, o prefeito David Almeida acreditou que o incentivo fosse promissor; diversificando a produção agrícola, oferecendo novas oportunidades econômicas para esses agricultores”, concluiu Costa.
Para Israel Feitosa, presidente da cooperativa do ramal Rio Branquinho, as famílias estão muito satisfeitas com suas produções, além da produção de peixes, galinhas e frutas, como o cupuaçu, a safra do “novo” fruto tem sido abundante.
“Ao incentivar os agricultores a cultivar pitaya, o prefeito David Almeida e toda equipe da Semacc ofereceram suporte técnico, acesso a recursos e capacitação para nos ajudar com essa nova cultura. Estamos muitos satisfeitos, todos estão colhendo e têm sua safra já vendida, que é melhor ainda”, relatou o agricultor Israel.
O programa tem o apoio da Câmara Municipal de Manaus (CMM), por emendas parlamentares que atenderam aproximadamente cem produtores rurais, e mais incentivo de capacitação e inovação da Semtepi.