Prefeitura promove webconferência sobre preventivo em meio líquido

Divulgação/Semsa

A Prefeitura de Manaus promoverá, nesta quarta-feira, 13/3, a partir das 14h, mais uma edição da webconferência “Diálogos na Atenção Primária à Saúde” (APS), que abordará o tema “Coleta em Meio Líquido: inovação no rastreio do câncer do colo do útero na Rede Municipal”. O acesso à transmissão poderá ser feito pelo link  https://conferenciaweb.rnp.br/rute/esap_semsa .

A webconferência terá a participação da chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, enfermeira Lúcia Freitas, e da farmacêutica-bioquímica Alyne Brayner, que é especialista em citologia clínica e atua no Laboratório de Especialidades Professor Sebastião Ferreira Marinho. O debate será mediado pela técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, enfermeira Meliza Almeida.

Manaus é pioneira no Brasil na utilização do método, que permite o rastreio do câncer do colo do útero de forma mais eficaz. O exame citopoatológico em meio líquido, o material coletado é colocado em um frasco com líquido conservante, possibilitando um diagnóstico mais qualificado.

Em Manaus, essa inovação começou a ser utilizada pela Semsa em outubro do ano passado. Atualmente, a coleta em meio líquido é realizada em 37 unidades de saúde da Rede de Atenção Primária. “É importante assinalar que estamos em fase de ampliação. Em breve, o número de unidades de saúde a ofertar a citologia em meio líquido vai aumentar”, reforça Lúcia Freitas.

As webconferências Diálogos na APS fazem parte do processo de aprendizagem contínua promovido pela Prefeitura de Manaus com o objetivo de atualizar conhecimentos e trocar informações entre os servidores da Semsa. As pautas que nascem da rotina vivenciada nas unidades da Semsa.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui