Prefeitura reforça prevenção ao câncer do colo do útero com panfletagem no Eldorado

Fotos - Artur Barbosa / Semsa

Dando continuidade à programação do Março Lilás, campanha que reforça ações de prevenção e combate ao câncer do colo do útero, a Prefeitura de Manaus movimentou na manhã desta quinta-feira, 14/3, a rotatória do conjunto habitacional Eldorado, na zona Centro-Sul, com uma ação de sensibilização para o público circulante daquele trecho da cidade.

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o apoio de estudantes finalistas do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), distribuíram panfletos e exibiram faixas relacionados ao tema para fortalecer as ações de orientação sobre o câncer do colo do útero que acontecem de forma rotineira nas unidades da Rede de Atenção Primária à Saúde.

A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Lúcia Freitas, avaliou que a sensibilização atingiu o objetivo proposto que foi o de envolver a sociedade na conscientização dos impactos da doença. Lúcia acrescentou que os servidores e apoiadores da ação reforçaram as informações sobre a importância do exame preventivo do câncer do colo do útero, o uso de preservativos durante a relação sexual e a eficácia da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) durante as abordagens a motoristas e pedestres.

“Nós reforçamos a importância de fazer o preventivo e aproveitamos para falar que temos unidades que funcionam à noite e aos sábados até meio dia. Temos também a Carmen Nicolau, que atende aos sábados, domingos e feriados, o que amplia o acesso aos serviços. O exame preventivo é essencial para detectar uma lesão precursora do câncer ou uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), o que permite que o tratamento seja iniciado logo, se for o caso”, explicou Lúcia.

A médica veterinária Vandressa Campos, que passou pela Bola do Eldorado de carro, disse que a iniciativa de chamar a atenção sobre o câncer do colo do útero é sempre válida porque muitas pessoas desconhecem o impacto que a doença ocasiona na vida da mulher e das pessoas que a cercam.

“Eu gostei da ação porque tem muita gente que não sabe a importância do preventivo, da vacina contra o HPV.  Eu vi muitas pessoas lendo os folhetos, o que é um sinal de que mais gente vai saber da importância e como e onde fazer os exames”, resumiu.

A programação do Março Lilás segue com a intensificação de serviços à saúde da mulher nas unidades da Semsa. No próximo sábado, 16/3, acontece o “Dia D”, que vai movimentar a zona Norte com ações de saúde na Clínica da Família Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul;  Unidade de Saúde da Família (USF) Áugias Gadelha, na Cidade Nova; na USF Major PM Sálvio Belota, no Santa Etelvina; e na Unidade Móvel de Saúde da Mulher, que está localizada no shopping Phelippe Daou, no bairro  Cidade de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui