Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) esclarece que não há confirmação de casos de reinfecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da Covid-19, no Amazonas.

A FVS-AM esclarece, ainda, que todos os casos notificados estão sendo investigados dentro dos protocolos internacionais de saúde pré-estabelecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (Opas/OMS).

De acordo com o protocolo, para que seja confirmado um caso de reinfecção de Covid-19, é necessário que seja realizado o sequenciamento genético (mapeamento genético) do vírus que ocasionou a primeira infecção e o sequenciamento do vírus da possível segunda infecção.

Somente após a comparação das duas sequências, e a confirmação de que se tratam de linhagens diferentes do mesmo vírus SARS-CoV-2, é que se pode afirmar que se trata de reinfecção.

A FVS-AM reafirma que não há caso de reinfecção por novo coronavírus no Amazonas, assim como não há ainda caso confirmado de reinfecção confirmado no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here