A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) abriu as inscrições para o 2º Seminário Estadual de Saúde em Desastres que será realizado na quarta-feira (12/06), no auditório da FVS-AM, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, bairro Colônia Santo Antônio, na zona norte de Manaus.
Para realizar a inscrição, o interessado deve acessar o link https://forms.gle/vFPoCUBLrhLUiXUq5. O evento tem o objetivo de desenvolver ações a serem adotadas continuamente para reduzir o risco da exposição da população e dos profissionais de saúde. O seminário contempla o programa Vigidesastres, voltado para a redução de doenças e agravos e danos à infraestrutura de saúde.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, o seminário vai contextualizar e exemplificar a importância de estar atento a desastres no Amazonas. “Estamos em época de cheia dos rios e, como Vigilância em Saúde, temos que estar atentos a esse cenário”, afirmou.
O coordenador do Comitê Interno de Vigilância em Saúde de Desastres (CIVSD-FVS), Renato Souza, apontou que o curso vai ocorrer de 8h a meio-dia, abordando sobre enfrentamento a desastres no estado e a operação Cheia em Manaus e no Amazonas. “Vamos discutir diversos olhares sobre desastres em ações integrados com o objetivo de trazer resultados eficientes do estado”, disse.
*Programação* – A agenda do 2º Seminário Estadual de Saúde em Desastres inclui conferência e mesa-redonda com representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Defesa Civil do Amazonas, Defesa Civil de Manaus e Cruz Vermelha Brasileira – Amazonas.
*Confira a programação completa:*
*8h – 8h30:* Credenciamento
*8h30 – 8h45:* Abertura: Rosemary Costa Pinto, diretora-presidente da FVS-AM
*08h45 – 09h25:* Conferência: “Gestão para a redução de riscos de desastres”. Responsável: Dr. Carlos Machado de Freitas (Fiocruz)
*09h25 – 09h30:* Apresentação do vídeo: “Desastres ‘naturalizados’ – O caso de Boca do Acre (AM)”
*09h30 – 09h40:* Intervalo
*09h40 – 12h:* Mesa-Redonda: “Práticas e Intervenções no contexto de Desastres”. Moderação: Eliane Lima e Silva (Ministério da Saúde)
Participantes:
• Professor Alberto Carvalho (Ufam) – Cheias e vazantes no Amazonas
• Francisco Máximo (Secretário da Defesa Civil do Amazonas) – Operação Cheia no Amazonas
• Cláudio Belém (Secretário da Defesa Civil de Manaus) – Operação Cheia em Manaus
• Representante da Cruz Vermelha no Amazonas – Enfrentamento a desastres no Amazonas
FOTO: Divulgação/FVS-AM