FVS-RCP realiza ações de prevenção ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes

Campanha visa promover ambiente seguro para crianças, adolescentes e mulheres durante o festival

Equipes realizam ações em diferentes ambientes em Parintins - Foto: Girlene Medeiros / FVS-RCP

Durante o Festival de Parintins 2024, a atenção à proteção de crianças, adolescentes e mulheres se torna ainda mais essencial para Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). Na festa tupinambarana, a fundação realiza ações para promover ambiente seguro para esse público durante o evento.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, durante eventos de grande porte, como o Festival de Parintins, a vulnerabilidade de crianças, adolescentes e mulheres pode aumentar, devido ao aumento do fluxo de pessoas e à intensa movimentação turística.

“As ações têm como enfoque despertar a população e os visitantes sobre a importância de proteger a população mais vulnerável e denunciar qualquer situação de risco, como o abandono de crianças em casa, enquanto os responsáveis aproveitam para participar do festival”, alerta a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Para a coordenadora de Vigilância de Violências e Acidentes no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Cassandra Torres, as ações funcionam para promover um ambiente seguro onde os turistas e os torcedores dos bois-bumbás possam desfrutar do festival sem medo.

“Proteger as crianças, os adolescentes e as mulheres contra o abuso, a exploração e a importunação sexual em eventos de massa, como o Festival de Parintins, não é apenas uma responsabilidade, mas um compromisso que cada um deve assumir. Somente através da educação e da sensibilização é possível proporcionar um ambiente seguro para todo os brincantes”, afirmou Cassandra.

Vigilância de Violências e Acidentes

Para reforçar a proteção de crianças e adolescentes durante o Festival de Parintins, a FVS-RCP atua na implementação de várias ações estratégicas:

Campanhas educativas: Equipes volantes da FVS-RCP estão realizando campanhas educativas e sensibilização através de abordagem e distribuição de ventarolas e adesivos, destacando a importância da proteção e incentivando a denúncia de qualquer forma de abandono ou violência contra crianças, adolescentes e mulheres. Além disso, a mensagem está sendo veiculada, ainda, em locais de grande circulação de pessoas, como o próprio Centro Cultural de Parintins – o Bumbódromo.

Equipes de monitoramento: Equipes de monitoramento seguem presentes em toda a área do festival, principalmente nos locais de maior fluxo de turistas durante o dia, observando e identificando possíveis situações de risco. Esses profissionais estão em contato direto com as autoridades locais para agir rapidamente em casos de emergência.

Parcerias com organizações locais: Além disso, a FVS-RCP está fortalecendo parcerias com organizações locais, como o Conselho Tutelar, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e Organizações Não-Governamentais (ONG’s), para fortalecer uma rede de proteção coordenada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui