Unidades de Saúde recebem aparelhos de gasometria para assistir pacientes com Covid-19

O SPA do Alvorada, na zona centro-oeste de Manaus, foi a primeira unidade de saúde do Estado a receber aparelho de gasometria sanguínea, neste sábado (16/01). O equipamento é importante para dar assistência a pacientes vítimas de Covid-19. Ao todo, o Estado fará a distribuição de 15 máquinas semelhantes nos hospitais da capital e do interior.

Os aparelhos de gasometria são usados na avaliação de gases distribuídos no sangue arterial. Para pacientes em intubação, o equipamento permite um monitoramento mais preciso ao fornecer as informações bioquímicas necessárias na manipulação de medicamentos para equilibrar o Ph sanguíneo e estabilizar o quadro de saúde.

Os aparelhos foram adquiridos pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), por meio de sistema de comodato, em que o Estado recebeu os equipamentos e investiu na compra dos reagentes para a realização dos exames, conforme o coordenador da Cema, Cláudio Nogueira.

“No Amazonas, apenas 17 hospitais com Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) possuíam os aparelhos para testes de gasometria. Nós fizemos negociações com a empresa e, agora, estamos fazendo com que cada SPA tenha esse equipamento e, também, quatro municípios do interior do estado”, contou.

Segundo o diretor do SPA do Alvorada, Jorge Amorim, o aparelho permitirá maior assistência aos pacientes internados com Covid-19. “Nós só tínhamos como oferecer o hemograma. Essa tecnologia é de grande valia para darmos um diagnóstico mais detalhado, para dar melhor assistência aos nossos pacientes, em menos tempo”, explicou.

O gerente clínico do SPA, Antônio Cosme, reforça a importância do exame. “Isso garante um monitoramento intensivista nos SPAs. É um exame extremamente necessário para manter os pacientes dentro de um padrão normal. Para isso é necessário controlar os fluidos corporais corretamente, o que só é possível com a gasometria”, pontuou.

Ainda neste sábado (16/01), médicos e enfermeiros do SPA do Alvorada receberam treinamento para o uso imediato da tecnologia. Dos 15 aparelhos recebidos pelo Estado, 11 são de alto padrão. Nove deles vão para SPAs e outros, de menor porte, serão entregues para unidades situadas nos municípios de Eirunepé, Tabatinga, Humaitá e Iranduba.

FOTOS: Divulgação/SES-AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here