Percorrendo o Alto Amazonas com o projeto “Mudança em Movimento”, tendo passado por cinco municípios, a pré-candidata ao governo Professora Maria do Carmo (PL) chegou a Tonantins na sexta-feira, 23/1. Entre os principais problemas relatados pela população local está o abandono da educação, tanto na estrutura das escolas como na qualidade do ensino.
“Temos uma escola estadual superlotada, porque o Estado acabou com a nossa escola São Francisco. Oito anos prometendo a reforma e está abandonada”, denunciou o presidente do Sindicato dos Professores de Tonantins, Mauro Garcia.
A situação também foi deletada pelo pároco da região, padre Gonzalo, que reforçou o apelo da população por uma unidade de ensino superior que possibilite a formação dos jovens, principalmente daqueles que não têm condições de sair do município para buscar novas oportunidades em outras cidades.
“A Escola Estadual São Francisco é um patrimônio da cidade. Foi construída pelos freis capuchinhos há 50 anos e está entregue ao lixo”, lamentou o pároco vindo da Colômbia e que congrega em Tonantins há sete anos. “Conseguimos reformar o telhado com a ajuda da comunidade e minha intenção é um dia conseguir que essa escola se torne uma universidade, porque precisamos de ensino de qualidade para que os ribeirinhos tenham mais oportunidade”, completou padre Gonzalo.
Como alguém que dedicou a vida para a educação, a Professora Maria do Carmo ouviu as denúncias com indignação e falou da sua intenção de levar a UEA (Universidade do Estado do Amazonas) para o interior. “Esse é o verdadeiro propósito da UEA: levar oportunidade de ensino superior aos amazonenses. Já estamos estudando como promover essa expansão, porque não dá para entender para onde vai tanto recurso”, disse a pré-candidata, comparando a presença da sua universidade privada em 53 municípios do Amazonas, mesmo com um orçamento muito menor que o destinado para a universidade pública.
“A gente precisa corrigir essas distorções e a educação vai ter, sem dúvida, um lugar especial no nosso governo. É onde tudo começa, na educação, na capacitação, na formação de cidadãos mais preparados e conscientes sobre seus direitos e deveres. Esse é um compromisso pessoal de fazer com que as política públicas para a educação se tornem, de fato, uma realidade”, finalizou a Professora Maria do Carmo.
O encontro com lideranças e com a comunidade em geral foi organizado pelo ex-prefeito e presidente do PL Tonantins, Chico Castro. Também integraram a comitiva da Professora Maria do Carmo, os vereadores do seu partido Coronel Rosses e Capitão Carpê, pré-candidatos a deputado federal e estadual, respectivamente.
FOTOS – Thiago Poncio / Assessoria MC
Assessoria de Imprensa
Alita Falcão – (92) 99152-0446
ascom.mariadocarmo@gmail.com





