Operação Levítico: PC-AM, DPE e Procon realizam ações voltadas aos direitos das pessoas idosas

Objetivo é reforçar a proteção e segurança da população idosa, por meio de averiguações de denúncias, atendimentos e orientações

FOTOS: Beatriz Sampaio e Lyandra Peres/PC-AM.

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa (DECCI), realizou, entre terça-feira (27/01) e esta quinta-feira (29/01), a Operação Levítico, voltada a averiguações de denúncias, atendimentos domiciliares a idosos e ao público nas dependências da delegacia, localizada na rua do Comércio, bairro Parque Dez de Dezembro, zona centro-sul de Manaus.

A ação contou com o apoio da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e do Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM).

Conforme a delegada Larissa Barreto, na quarta-feira (28/01), foram realizados atendimentos na unidade policial com a participação do defensor público Marcelo Pinheiro, que destacou sua atuação em questões civis relacionadas à pessoa idosa.

“O objetivo é fortalecer a rede de proteção à pessoa idosa e garantir um atendimento especializado direcionado àqueles que enfrentam situações de vulnerabilidade ou conflitos jurídicos de natureza civil”, afirmou a delegada.

O defensor público Marcelo Pinheiro informou que a iniciativa buscou apresentar, de forma eficiente, temas como orientação sobre guarda, solicitação de medidas protetivas, auxílio para a remoção de pessoas que causem transtornos ao idoso, questões sucessórias, além do esclarecimento de dúvidas relacionadas a impostos cobrados indevidamente.

“A parceria da Polícia Civil com a DPE-AM é fundamental para ampliar a rede de proteção à pessoa idosa, visando à melhoria contínua da qualidade dos atendimentos e à ampliação dos benefícios oferecidos à população idosa atendida”, destacou a delegada.

Em continuidade à operação, equipes da Polícia Civil, em conjunto com o Procon-AM, realizaram, nesta quinta-feira (29/01), blitz em agências bancárias da zona leste da capital, com o objetivo de orientar idosos sobre seus direitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui