Emenda de Alessandra contempla projeto de incentivo à participação feminina na ciência

Incentivadora de uma maior participação feminina na ciência, a deputada estadual licenciada Alessandra Campêlo (MDB) prestigiou, na última quarta-feira (6), no Centro Cultural Palácio da Justiça, Centro, o lançamento do programa ‘Garotas Espertas’, que visa despertar o interesse e ampliar a participação de meninas e mulheres no mundo da ciência e tecnologia.

Braço do projeto ‘Cunhantã Digital’ e executado em parceria com a Companhia de Artes Trilhares, o programa reúne curtas-metragens estrelados por 12 atrizes mirins entre 8 e 14 anos que interpretam grandes cientistas mulheres e suas contribuições. O programa foi realizado com a ajuda de uma emenda parlamentar indicada por Alessandra.

Entre as cientistas homenageadas estão a matemática, física e cientista espacial Katherine Johnson, cuja trajetória foi o tema episódio piloto no lançamento do projeto; a cientista da computação, engenheira de software e empresária Margaret Hamilton; e a cientista da computação, projetista de software e engenheira de redes Radia Perlman.

“É gratificante poder contribuir com projetos como esse, que estimulam cada vez mais a participação feminina na ciência e tecnologia. Nós, mulheres, lutamos por mais espaço no mercado de trabalho, na política e na ciência. São áreas predominantemente masculinas, mas pouco a pouco temos mostrado que mulheres gostam, entendem e devem ocupar esses espaços. Fico feliz que nossa emenda tenha conseguido contribuir com esse projeto incrível. Lugar de mulher é onde ela quiser”, disse a parlamentar licenciada.

A co-fundadora do Cunhantã Digital e diretora do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Tanara Lauschner, explicou que o projeto tem o objetivo de atrair mais meninas para a ciência, tornar o ambiente acadêmico seja mais acolhedor para aquelas que escolheram as ciências exatas e tecnologia e acompanhar aquelas que já atuam nesse mercado de trabalho.

“O Cunhantã Digital já existe há sete anos e temos muitas conquistas e realizações. É lindo ver as meninas empolgadas, inspiradas por essas mulheres incríveis e escolhendo seguir carreiras nessas áreas. É uma questão de oportunidade, de abrir caminho”, completou.

Texto e fotos: assessoria da deputada

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here