Com encerramento neste domingo, o 9º Festival Amazonas de Dança (FAD) ainda tem apresentações no Teatro Amazonas, Teatro da Instalação e Largo de São Sebastião. Além do festival, mostra de cinema alemão, peças de teatro, espetáculos infantis e um encontro de motociclistas completam a agenda do fim de semana nos espaços da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Confira:

Sexta-feira (08/11)
10h – O Corpo de Dança do Amazonas, que participa do FAD como companhia convidada, apresenta “Carnaval dos Animais”, às 10h, no Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, Centro). Na coreografia, a dança contemporânea, os elementos do cartoon e a caricatura dão a tônica das cenas, nas quais a coreógrafa Adriana Góes retrata os indivíduos em situações que se assemelham a animais de outras espécies. Entrada gratuita e classificação livre.
14h – Os fãs de bolero e de dança se reúnem na tradicional “Tarde Dançante”, que acontece no Centro Estadual de Convivência do Idoso (rua Wilkens de Mato, bairro Nossa Senhora Aparecida). O evento segue até 19h, com entrada gratuita e aberto ao público em geral.
17h – No Largo de São Sebastião, a atriz Karine Magalhães se apresenta com o espetáculo infantil “Interditado”, pela programação da 1ª edição “Semana Altamente Recomendável à Infância”. Acesso gratuito.
18h – Nesta sexta-feira, pela programação do FAD, tem apresentação de “Aponte”, de Alana Nascimento e Talita Menezes; “Memórias no Chão”, do Grupo Caminhos; e “Waranã”, de Will Cruz, todos no Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, Centro), a partir das 18h. Classificação livre.
“Aponte” trata sobre conflitos, transculturalidades, efervescência, os embates que se travam entre a vontade de ir e voltar. Em cena são abordadas questões como angústia e saudade.
“Memórias no Chão” é uma performance em dança atrelada à pesquisa desenvolvida durante a carreira acadêmica da autora, Brisa Ramos, diagnosticada com epilepsia mioclônica juvenil. O espetáculo é sustentado pela motivação de (re)construir um caminho na Arte para um corpo marginalizado pela doença, ressignificando a necessidade de compreender o corpo e reafirmar sua potência criativa.
“Waranã” tem como contexto, os diversos contos, lendas e mitos sobre o “nascimento” do Guaraná, o que aconteceu depois, e quem foram os primeiros a entender seus efeitos, criando uma nova história por meio da dança.
19h – O Teatro da Instalação recebe o espetáculo infantil “Fina”, às 19h, pela “Semana Altamente Recomendável à Infância”. O espetáculo será reapresentado no domingo (10/11) e na segunda (11/11), no mesmo horário. A entrada é gratuita.
20h – Também pelo FAD, no Teatro Amazonas, a Contém Dança Cia apresentará “Chico – o corpo em cores e sons”. O espetáculo mergulha, experimenta, vive e sente no corpo as composições de Chico Buarque de Holanda, onde cada intérprete fala das suas experiências e sentimentos íntimos em consonância com as músicas que falam do universo feminino. Entrada gratuita e classificação indicativa para 16 anos.
Domingo (10/11)
17h – Com organização d’Os Solidários Moto Grupo e do Almas Livres Moto Clube, será realizada mais um “Encontro de Motociclistas”, no Largo de São Sebastião, com exibição de motos tipo custom, das17h às 20h. O acesso é gratuito.
17h30 e 19h – No último dia do 9º FAD, a Índios.Com Cia. de Dança apresentará o espetáculo “Filhos da Terra”, às 17h30, no Largo de São Sebastião. O encerramento do festival acontecerá a partir das 19h, no Teatro Amazonas. A Pajê Cia. de Dança fecha a programação com o espetáculo “Mithus”.
“Filhos da Terra” é uma intervenção na qual as bailarinas se utilizam da paisagem sonora do espaço público, assim como de elementos da cultura indígena (paneiros, cuias e urucum), com o intuito de chamar atenção para corpos inviabilizados como os ameríndios, e para a percepção do corpo em relação à terra, que oferece uma boa energia, de cura, de vida.
“Mithus” é baseado na obra literária “She”, de Robert A. Jonhson, e faz uma viagem pelo reino das fantasias mitológicas que libertará as mulheres das preocupações mesquinhas do cotidiano. Ao retornar à realidade, elas têm a grata surpresa de se reconhecer neste reino fascinante e misterioso dos mitos, o verdadeiro reino interior em cada uma das mulheres.
19h – O Teatro Gebes Medeiros vai se transformar em ponto de encontro para os fãs de música produzida no Amazonas. Realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o Domingo Autoral será realizado todos os domingos, às 19h, com entrada gratuita. A programação segue até 29 de dezembro.
Nesta edição, às 19h, o cantor Júnior Rodrigues e o convidado Pedrinho Lapa realizam um show especial, com entrada gratuita.
FOTOS: Michael Dantas (Teatro Amazonas) e Divulgação (demais eventos)





