O candidato Mateus Assayag, da coligação “Parintins em Primeiro Lugar”, foi avaliado como o melhor participante do debate promovido pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins, da Universidade Estadual do Amazonas (Cesp/UEA), segundo a opinião popular.
“Eu recebo com muita felicidade a resposta positiva da população. Eu tô muito feliz mesmo de participar desse debate que me proporcionou para mostrar para a popular e para a comunidade acadêmica as nossas propostas”, disse.
Mateus demonstrou segurança e profundo conhecimento sobre os temas abordados, que incluíram educação, setor primário, turismo, assistência social, economia, saúde, infraestrutura, sustentabilidade, saneamento básico, esporte, cultura e lazer, entre outros.
Entre suas principais propostas, Mateus Assayag destacou a realização de um concurso público, melhorias no transporte escolar e a geração de emprego e renda por meio do turismo, da cultura, da educação, do esporte e do lazer. Ele também ressaltou a importância das parcerias com o governo do presidente Lula e a bancada de deputados federais e senadores do Amazonas.
Na área da saúde, Mateus anunciou uma atenção especial, destacando que o sistema de saúde de Parintins, que atende municípios do entorno e do Oeste do Pará, não recebe apoio financeiro adequado do estado e de outras cidades. “Há mais de um ano o governo não repassa recursos e insumos hospitalares para o município”, afirmou. Como solução, ele propôs a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas no bairro Itaúnas e outra no Pascoal Alaggio. “Também construiremos a primeira UBS (Unidade Básica de Saúde) da área de várzea, na comunidade Paraná do Espírito Santo, e casas de saúde nas comunidades polo”, acrescentou.
Além disso, o candidato destacou a ampliação de parcerias com universidades para o desenvolvimento de projetos em conjunto com a prefeitura.
Mateus Assayag encerrou sua participação no debate agradecendo aos organizadores do evento e reafirmou seu compromisso com Parintins. Ele ressaltou sua experiência como gestor e o trabalho de sua vice, Vanessa Gonçalves. Durante o debate, Mateus foi alvo de ofensas e foi o único candidato a ter o direito de resposta concedido.
Fotos: Hamilton Duarte