Início Educação Na zona oeste, PM incentiva esporte entre crianças e adolescentes com projeto...

Na zona oeste, PM incentiva esporte entre crianças e adolescentes com projeto ‘Um Toque para o Futuro’

Crianças e adolescentes dos bairros Santo Antônio, São Raimundo e Glória, na zona oeste de Manaus, estão trilhando os primeiros passos no esporte com o projeto social “Um Toque para o Futuro”, desenvolvido pela 5ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) da Polícia Militar. Beneficiando cerca de 70 jovens, com idades entre 8 e 17 anos, o projeto vem revelando talentos para times profissionais.

Criado há cinco anos, o “Um Toque para o Futuro” busca desenvolver habilidades esportivas e incentivar a formação educacional. Para participar, os jovens precisam ter frequência e bom desempenho na escola.

“O projeto veio para ajudar essa subárea, que é a área do São Raimundo, Glória e Santo Antônio. É um projeto social para colocar essas pessoas para serem cidadãos de bem. Para ocuparem suas mentes e não irem para o caminho das drogas. Tanto que o objetivo do projeto é salvar vidas, porque a gente vai ensiná-los nos caminhos certos que devem andar”, resume o coordenador do projeto, o sargento Joaquim Sotero, da 5ª Cicom.

Além de estimular a cidadania e prevenir contra situações de risco em relação às drogas, o projeto não abre mão de que os jovens mantenham-se nas escolas e pensem no futuro profissional. “Se não estiver estudando, não participa do projeto, porque é através da escola que a criança ou o jovem pode se matricular no ‘Um Toque Para o Futuro’. O futebol é o motivacional para eles, tanto que eu exijo boletim. Isso é muito importante. Nós temos ajudado muitos alunos nas escolas”.

Um dos veteranos do time, o estudante do 2º ano do Ensino Médio, Warleson Victor, 17 anos, está de malas prontas para ir para Fortaleza, no Ceará. Ele irá participar de uma sessão de testes a partir do próximo domingo (15/03) para fechar contrato com o time Fortaleza. Caso passe, o jovem se mudará para a cidade e será o mais novo membro do time cearense.

Victor lembra que conheceu o time do “Um Toque para o Futuro” por meio de uma divulgação feita pelos policiais na Escola Estadual Pedro Silvestre. Desde então, já disputou diversos campeonatos amadores com seus colegas do projeto, e também em times fora do Amazonas. Além do time Fortaleza, ele também jogou nos times de Londrina-PR e Goianiense-GO.

“Eu tive a oportunidade de me dedicar ao esporte, entrar para várias equipes e jogar em campeonatos em outras cidades. Através do projeto conheci o time Fortaleza, e agora eu vou entrar para um time grande”, comemora.

Sotero enfatiza que a proposta é orientar os jovens dos bairros periféricos, mostrando alternativas para que eles desenvolvam talentos e busquem um caminho para o futuro. “Não é só chegar aqui e jogar bola. Temos princípios bíblicos, dou palestras contra as drogas e também levo para passeios. E como é um projeto da Polícia Militar, tem ordem unida, eles têm que saber fazer continência, marchar. Tanto que eu os levo dia 7 de setembro”.

Joaquim Sotero fala da importância da união entre a comunidade e a Polícia Militar. “Quando falamos 5ª Cicom, é Companhia Interativa Comunitária. Então, o projeto tem que estar inteirado com a comunidade, porque a gente vai conhecendo os pais e, a partir daí, vamos ter o conhecimento da necessidade naquele local, onde eles moram. Em termo de alguma coisa estar errado. Assim os dois vão caminhar juntos”, salientou.

Sobre o projeto – O projeto “Um Toque para o Futuro” é realizado no Campo Sulamérica, localizado na rua Plínio Ramos Coelho, nº 17, bairro Glória. Atualmente, o projeto conta com 75 alunos, com idades entre 8 e 17 anos. Também conta com a participação de dois voluntários: Adenildo Carvalho Simões, de 64 anos, e seu filho Demétrius Rocha Simões, de 26 anos.

As aulas ocorrem às segundas, quartas e sextas pela manhã e à tarde. No período da tarde, o turno é dividido em dois horários, conforme a faixa etária. Nas terças e quintas ocorrem visitas nas casas dos alunos e também nas escolas onde eles estudam, com o intuito de acompanhar como anda a vida familiar e estudantil de cada um.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

LEIA TAMBÉM

 5 vítimas da matança em uma residência no Nova Cidade foram velada em uma...

Momentos de dor e desespero tomaram conta, na tarde deste domingo (17), do velório das cinco pessoas mortas na chacina ocorrida na noite deste...

 Impeachment do Ministro que ama soltar bandidos esta pronto para ser encaminhado ao senado

O advogado Modesto Carvalhosa afirmou nesta quinta-feira, 7, que vai ingressar no Senado com pedido de impeachment contra o ministro Gilmar Mendes (conhecido como papai noel dos bandidos), do Supremo Tribunal Federal,...

 Platiny faz homenagem a Projeto de Inclusão Social do TCE e ADEFA

AMAZONAS - Autor da Sessão Especial em homenagem ao Projeto de Inclusão Social de parceria da Associação de Deficientes Físicos do Amazonas (ADEFA) e...

´Cem por cento só confio no meu pai e na minha mãe`, diz Bolsonaro...

O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que o ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, é a melhor pessoa para responder sobre a suspeita de que...

¨Confira os detalhes na imagem do apto de pobre do petralha¨- Lula (O Honesto)

BRASIL - Um dos imóveis, um triplex de 215 metros quadrados, pertence à família do ex-presidente Lula. O empreendimento conta com três quartos, cinco banheiros,...
.