Jovens discutem importância dos tributos em evento promovido pela Sefaz

Jovens de 14 a 16 anos discutiram a função dos tributos, sonegação fiscal e participação social nesta quarta-feira (29/05), na 1ª Semana de Educação Fiscal, realizada pela Secretaria de Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), em parceria com a Receita Federal e Fundação Matias Machline (FMM), na sede da instituição, no Distrito Industrial.

A palestra “Tributação no Brasil”, que abordou aspectos fundamentais da importância e aplicação dos tributos no país, chamou a atenção da uma plateia atenta e perspicaz, que lotou o auditório da FMM. Para a aluna do 2º ano médio Giulia Araújo, de 15 anos, a palestra serviu para mudar a perspectiva de que os jovens não exerciam sua cidadania fiscal.

“O mais legal é a conscientização de que, mesmo jovem, sem ter muito dinheiro, a gente pode contribuir com uma sociedade melhor, porque muitos de nós acham que o jovem não tem essa contribuição. A palestra serviu muito pra desmitificar essa ideia da nossa cabeça”, disse Giulia, para quem a educação fiscal “só tem a contribuir com a evolução da sociedade”.

Interessado em conhecer melhor a tributação de empresas de pequeno porte, Yago Luís, 15, procurou o palestrante da Sefaz após o evento. “Eu sou muito interessado em empreendedorismo e quero montar um negócio no futuro. Mas o que eu achava que era um problema (impostos), na verdade é uma obrigação importante”, disse ele, sobre os tributos.

Para o palestrante Neiraldo Dixo, coordenador-adjunto do Programa de Educação Fiscal da Sefaz, a recepção dos alunos foi gratificante. “Depois da palestra vieram três falar comigo. Estou muito grato e é realmente muito recompensador a gente exercer uma atividade dessa e perceber que está sendo bem receptivo e o sucesso da ação está acontecendo”, disse ele.

De acordo com o servidor da Sefaz, a educação fiscal é fundamental para a formação de consciência cidadã desde cedo. “A educação fiscal precisa ser trabalhada justamente nessa idade escolar pra gente ir formando consciência e, quando chegar à idade adulta, o aluno possa exercer a cidadania de forma mais plena”, completou.

*Último dia -* Desde a segunda-feira (27) e até esta quinta-feira (30), a Semana de Educação Fiscal conta com palestras sobre diversos temas transversais, como educação financeira, cooperativismo, sonegação fiscal, entre outros. Nesta quinta-feira, o palestrante da Receita Federal Moisés Hoyos falará sobre “Pirataria e Contrabando”, em duas sessões – às 11h e às 12h.

*FOTOS:* DIVULGAÇÃO/THIAGO COSTA/FMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui