Amazonastur fecha parceria com o Samsung Ocean em busca de tecnologias para o turismo

A demanda por inovações tecnológicas e novas startups para o desenvolvimento do turismo amazonense motivou a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) a alinhar, nesta quarta-feira (29/01), uma parceria com o Samsung Ocean Manaus, centro de treinamento e capacitação para a criação de soluções móveis que funciona na Escola Superior de Tecnologia (EST), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Como primeiro projeto voltado para a criação de ideias inovadoras para o setor, o Samsung Ocean participará, entre os dias 12 e 14 de agosto, do 5º Salão de Turismo do Amazonas, onde realizará uma hackathon, uma espécie de maratona entre profissionais da área tecnológica, designers e operadores do turismo de olho em soluções inovadoras, seja por meio de aplicativos ou recursos tecnológicos.

Para a presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros, a parceria é de extrema importância para o turismo amazonense, sobretudo na busca pela resolução de problemas encontrados na área. Ela destaca a participação da empresa pública, do Samsung Ocean, da iniciativa privada e de entidades de classes durante os encontros que serão realizados a partir de março.

“A partir dos dados que levantaremos por meio de uma pesquisa de ambiente de negócios junto de todos os envolvidos no turismo, nós vamos identificar o cenário e trabalhar soluções diferenciadas que vão realmente capitanear uma mudança no desenvolvimento do setor”, afirmou a presidente.

“Imagina se criarmos um programa de Realidade Aumentada (RA) somente com nossos atrativos turísticos? São várias alternativas que alcançaremos com a parceria com o Ocean. O melhor disso tudo é que todos os envolvidos na cadeia do turismo poderão participar e discutir, em busca de soluções inovadoras”, completou.

Para o coordenador do Samsung Ocean Manaus, professor Silvio Marques, a parceria vai cooperar com o desenvolvimento do turismo amazonense, dando oportunidade para a criação de novas startups (empresas para aprimorar negócios).

“Ainda não tínhamos a experiência de cooperar com a área de turismo e nós vamos envolver criação, inovação, empreendedorismo neste segmento, gerando novas startups, novos negócios inovadores na região. Nós acreditamos que o potencial de termos sucesso é muito grande”, comentou ele, informando que as primeiras ações da parceria iniciam com o Workshop Inovação em Turismo, previsto para os dias 24, 25 e 26 de março.

“Vamos começar com o workshop em março e depois faremos algumas ações até chegar na hackathon, em agosto. A gente espera realmente que consigamos gerar novas empresas de base tecnológica, startups que tenham esse foco em turismo para aproveitarmos o potencial da região. Vamos juntar os envolvidos no turismo, levantar a problemática do setor, colocar por meio de desafio para que as pessoas na hackathon possam apresentar soluções inovadoras para atacar esses problemas e ter serviços inovadores na área de turismo”, completou Silvio.

Samsung Ocean – É um centro de treinamento e capacitação para a criação de soluções móveis, voltado para universitários, desenvolvedores e aspirantes. No local, são oferecidos diversos cursos nas áreas de tecnologia e inovação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here