Uma das festividades culturais mais populares do interior de Parintins, o Festival Folclórico do Mocambo, recebe, em 2024, investimentos de R$700 mil da Prefeitura de Parintins. O prefeito Bi Garcia e o secretário de Obras, Albano Albuquerque, estiveram nesta quinta-feira, 08 de agosto, na localidade para acompanharem os preparativos da logística e estrutura para a realização da festa.
O Festival do Mocambo reúne manifestações culturais como os Cordões de Pássaros Jaçanã e Pavão Misterioso, quadrilhas folclóricas e os bumbás Touro Branco e Espalha Emoção. Todo os grupos artísticos recebem apoio logístico, estrutural e financeiro da Prefeitura de Parintins.
“Desde quando eu me tornei prefeito a primeira vez, eu resolvi fazer investimento no Festival do Mocambo. Antes era uma coisa pequena, era no chão batido, na arquibancada de pau tirado do mato. Nós estruturamos o Mocambódromo e passamos a patrocinar e organizar o Festival do Mocambo, patrocinar as tradições culturais, os os cordões, os grupos folclórico e isso cresceu muito”, conta Bi Garcia.
Os diversos setores do poder público municipal atuam diretamente no Festival. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) leva cerca de 70 profissionais para fazer atendimento na comunidade. As secretarias municipais de Cultura (SEC) e Turismo (SECTUR) coordenam a programação. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) prepara o local com ações de limpeza, construção, reforma e demais adequações necessárias.
“A Prefeitura de Parintins vem investindo no Festival do Mocambo em todos os mandatos do prefeito Bi Garcia. A Secretaria de Obras também faz um serviço de melhorias antes do festival. Estamos aqui trabalhando desde o mês de julho e essa semana concluímos todos os serviços de limpeza, pintura, meio-fio, poda, operação tapa buraco e melhorias na infraestrutura do Mocambódromo”, revela Albano Albuquerque.
Programação
O Festival Folclórico do Mocambo inicia nesta sexta-feira, 09, com a disputa de quadrilhas e pássaros. A noite encerra com a realização da Festa dos Visitantes e o show do cantor paraense Wanderley Andrade.
No sábado, 10, acontece a primeira noite de apresentação e disputa dos bumbás Touro Branco e Espalha Emoção.
A noite de domingo, 11, fecha o festival com a segunda e última noite de apresentação dos bumbás.
Fotos: Júnior Preto