O Excelentíssimo Senhor Ahmed Hussen, Ministro do Desenvolvimento Internacional do Canadá, concluiu uma visita ao Brasil, de 22 a 25 de julho de 2024. No Rio de Janeiro, ele participou da Reunião Ministerial de Desenvolvimento do G20 e de uma reunião conjunta dos ministros de desenvolvimento e finanças do G20 para estabelecer a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza (Global Alliance Against Hunger and Poverty).
No G20, sob o tema Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável, os ministros do desenvolvimento concentraram suas discussões em como devem se unir e tomar medidas para reduzir as desigualdades existentes internamente nos países e entre eles. O Ministro Hussen destacou a Política Feminista de Assistência Internacional do Canadá e enfatizou que colocar a igualdade de gênero no centro dos esforços de desenvolvimento e o foco nos mais vulneráveis é a maneira mais eficaz de obter resultados tangíveis e duradouros.
Durante o G20, o Ministro Hussen também manteve discussões bilaterais com seus homólogos e discutiu ideias para acelerar o progresso da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e explorar oportunidades para uma maior colaboração.
O Ministro Hussen participou de uma reunião conjunta dos ministros de desenvolvimento e de finanças, presidida pelo Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir a nova Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A Aliança será lançada na Cúpula de Líderes do G20 no Rio de Janeiro em novembro de 2024. O Ministro Hussen delineou as ações do Canadá de combate à fome, à desnutrição e à pobreza e saudou a criação da Aliança.
Após o G20, o Ministro Hussen foi a Salvador, Bahia, onde se reuniu com o Governador Jerônimo Rodrigues e outras autoridades estaduais, com os líderes e beneficiários de uma organização local que aborda o problema da violência baseada em gênero e com membros de organizações da sociedade civil que defendem os direitos humanos, a igualdade de gênero e a igualdade racial.
Citação:
“Para construir um mundo mais justo e sustentável, será necessário que todos nós trabalhemos juntos para denunciar a discriminação e enfrentar as desigualdades que interpõem obstáculos aos direitos humanos. Na Reunião Ministerial de Desenvolvimento do G20 deste ano, progredimos em questões fundamentais, incluindo o acesso à água potável e a redução da pobreza. O Canadá continuará a se guiar pela nossa Política Feminista de Assistência Internacional enquanto trabalhamos para acabar com as desigualdades ao redor do mundo.”
– Ahmed Hussen, Ministro do Desenvolvimento Internacional do Canadá