AMAZONAS – Responsável por um dos editoriais de moda mais importantes e conceituados do mundo, a revista Elle divulgou, em sua edição brasileira do mês de agosto, ensaios produzidos em localidades do Amazonas, dentre elas Presidente Figueiredo.
A equipe, vinda de São Paulo, trouxe modelos das regiões Norte e Nordeste para fotografar na Lagoa Azul, localizada no quilômetro 120 da rodovia BR-174, na segunda quinzena de julho.
De acordo com o diretor de criação da Elle Brasil, Luciano Schmitz, o conceito do editorial é focado na conscientização sobre a importância da Amazônia para o planeta. Outras lugares no Estado também foram visitados pelo grupo como tribos indígenas e comunidades ribeirinhas, além da capital, Manaus.
Os profissionais de moda, no entanto, também procuraram locais que fugissem dos estereótipos amazônidas, como a própria Lagoa Azul. “Contamos com três fotógrafos, com stylists e linguagens diferentes para montar a mesma história, no mesmo cenário, mas com olhares diferentes sobre esse mesmo lugar”, informou o diretor.
Outros aspectos foram preservados dentro do trabalho. “Algumas das nossas modelos são do Amazonas e com ascendência indígena porque quisemos respeitar o biotipo da região”, explicou Schmitz.
A equipe da revista recebeu o apoio da Amazonastur, da Secretaria de Cultura do Estado e da Prefeitura de Presidente Figueiredo. Para o prefeito do município, Romeiro Mendonça, o trabalho artístico, além de oportunidade de divulgação turística da região como um todo e de lugares intocados, cumpre o papel de conscientizar os leitores País afora sobre o valor da Amazônia para o meio ambiente global.
“Não se trata de um trabalho que apenas valoriza a estética dos locais e das modelos, mas que também contribui com esse fator de conscientização, por meio da arte”, observou o prefeito.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Bruna Souza Amaral