Presidente Figueiredo recebe mais de 10 mil visitantes no último final de semana

Localizado a 107 Km de Manaus, através da BR-174, Presidente Figueiredo, conhecido como a Terra das Cachoeiras, está recebendo nos finais de semana, um quantitativo significante de visitantes nos finais de semana.

O turismo no município ocorre em virtude das belezas naturais, como cachoeiras, corredeiras, cavernas, grutas e lagoas, e é uma das rotas de lazer nos finais de semana dos amazonenses e turistas de todo o mundo.

A procura por diversão e lazer em Presidente Figueiredo está aquecendo a economia local, que sofreu impactos em virtude da Pandemia do novo Coronavírus.

O setor de turismo em geral, como hotelaria, restaurantes e balneários, foram fortemente impactados com a suspensão dos serviços.

A Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo, preocupada com o bem estar dos visitantes e da população em geral, no controle da Covid-19, reuniu todos os proprietários de estabelecimentos turísticos, para tratar de um termo de compromisso junto ao Poder Público, com normas e protocolos pré estabelecidos para o funcionamento dos atrativos. É obrigatório a redução da capacidade de pessoas, o uso das máscaras (conforme Lei Municipal n. 864/2020) e normas de higiene estabelecidas pela vigilância sanitária.

Esses locais, estão sendo fiscalizados nos finais de semana, pela equipe da Central Integrada de Fiscalização Prevenção e Enfrentamento a Covid-19, com o intuito de verificar se todos os atrativos turísticos estão cumprindo as determinações da Prefeitura Municipal e do termo de compromisso e responsabilidade firmado entre os envolvidos. Caso detectado alguma irregularidade, o local sofrerá as penalidades previstas na Lei Municipal.

Edi Ranquete, Gerente de um dos maiores atrativos de lazer do município, localizado na BR-174, destaca: “Nós só temos a agradecer ao Prefeito Romeiro Mendonça e a Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio (Semtec) que nos propuseram esse plano rigoroso de reabertura do turismo. Asseguramos nossa parceria de manter a risca as medidas de segurança, álcool gel 70%, chalés higienizados, serviços de atendimento não presencial com os clientes, tudo via WhatsApp, e tem sido um sucesso.”, diz Ranquete.

As equipes de funcionários dos hotéis e pousadas, estão sendo testados para Covid-19, conforme determinação do Prefeito Municipal Romeiro Mendonça, visando mais segurança aos hóspedes desses estabelecimentos.

“Isso demonstra que a Prefeitura está tomando as providencias com relação ao Coronavírus e traz mais segurança para os estabelecimentos que trabalham com hospedagem e também pros clientes. Isso com certeza vai nos dar mais credibilidade.” Jonilton Rodrigues, proprietário de hotel, localizado na Corredeira do Urubuí.

Fluxo intenso de turistas

No último sábado (11/7) e domingo (12/7), Presidente Figueiredo recebeu um total aproximado de 11. 650 pessoas, em 5.324 veículos.

No final de semana anterior, os dados não foram muito diferentes. No sábado (4/7) e domingo (5/7), aproximadamente 12.100 visitantes adentraram o município, em 4.034 veículos.

Os dados informados, são registrados na Barreira Sanitária localizada no Km 100 da BR-174, sob a supervisão do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Presidente Figueiredo, da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Integração (SEMOPI).

No local, de parada obrigatória para adentrar o município, veículos e pessoas passam por um processo de higienização e triagem. Caso alguma detecção de suspeita da Covid-19, imediatamente será encaminhado a Unidade de Referência para atendimento de pacientes sintomáticos respiratórios.

Parque Municipais continuam fechados e isolamento social noturno ainda é obrigatório

Locais de visitação pública como Parque Natural Municipal Galo da Serra, Parque Municipal Cachoeira das Orquídeas e Parque Urubuí, continuam fechados para visitação. A Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo, ainda não estabeleceu uma data para reabertura do turismo nesses locais.

Conforme Lei Municipal n.864/2020, ainda permanece obrigatório o isolamento social noturno, no horário entre as 21 horas até as 05 horas, sendo vedada toda e qualquer permanência e o transito em vias locais, praças públicas, parques e ruas.

De acordo com o Prefeito Municipal de Presidente Figueiredo, Romeiro Mendonça, o momento ainda é bastante cauteloso. “A situação da Covid-19, ainda muito nos preocupa. Temos que ter muita cautela para a reabertura dos Parques Municipais. O poder público não pode se omitir da real situação, o vírus está entre nós, é um trabalho que vai exigir muita responsabilidade. Estamos trabalhando, analisando, as melhores condições para a liberação desses Parques.”, informa Romeiro Mendonça.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo

Malu Lima

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here