Após mais de 10 anos, Atalaia do Norte volta a fazer cirurgias eletivas no hospital São Sebastião

Em meio às comemorações aos 69 anos de Atalaia do Norte (distante 1.136 km de Manaus), um marco na saúde foi alcançado na última semana com a reinauguração do centro cirúrgico do hospital São Sebastião de Atalaia do Norte, que estava há mais de 10 anos desativado. Uma parceria entre o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Atalaia do Norte possibilita que, agora, o hospital local disponha de equipe de cirurgia fixa que deve atender quinzenalmente os pacientes do município.

A reinauguração do centro cirúrgico de Atalaia do Norte, que ocorreu na última sexta-feira (23/02), contou com a presença dos deputados Dr. George Lins e Átila Lins, do ex-deputado Belarmino Lins, do prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva, da primeira-dama Cleide Ana Brotas Paiva, e do secretário de Saúde, James Guedes. No momento da inauguração, os primeiros procedimentos cirúrgicos já eram realizados no recém-reformado complexo que ganhou novos equipamentos e insumos adquiridos pela atual gestão.

Desde então, cerca de 25 cirurgias já foram realizadas no local diariamente, dentre elas de vasectomia, laqueadura, retirada de hérnias, histerectomia e lipomas. O centro cirúrgico dispõe de duas salas para pequenas e médias intervenções, além de sala de espera e repouso, área de esterilização e sala de parto. Toda estrutura foi repensada e adaptada para atender os atalaienses que precisam dos serviços.

A equipe de cirurgia é composta por um médico cirurgião, duas enfermeiras e quatro técnicos de enfermagem. As cirurgias vão ser sempre realizadas na última quinzena de cada mês. Já os primeiros 15 dias ficam para organização da fila e demandas de insumos, também como planejamento para que todas as pessoas que aguardam pelos procedimentos tenham a oportunidade de ser encaixadas, respeitando sempre as prioridades e necessidades de cada uma delas.

A medida vai gerar economia aos cofres públicos e mais conforto aos pacientes que não vão mais precisar se deslocar de Atalaia do Norte até outras cidades para realizar procedimentos cirúrgicos, foi o que destacou o prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva. “Imagina você poder receber a intervenção que precisa perto de casa, perto da família, pegar alta e no mesmo dia estar em casa, sem pegar barco, estrada ou qualquer outro transporte que desgaste ainda mais o paciente. É um sonho realizado”, comemorou o gestor.

Ainda no cronograma, está em planejamento um mutirão de cirurgias oftalmológicas, em parceria com o deputado estadual Dr. George Lins. A medida visa diminuir a fila de atendimentos e atender pessoas que têm dificuldade de locomoção. As datas dos procedimentos serão divulgadas em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui